top of page

P & D

Âncora 1

Projetos em Cooperação com a Indústria

higisis.png
PROJETO HIGISIS (Empresa: Medical Systems)
 

O Sistema para Higienização de Pacientes Acamados (HIGISIS) é totalmente inovador no procedimento do banho de leito, higienizando o paciente sem que haja qualquer derramamento de água, reduzindo assim as taxas de infecção hospitalar e a troca de roupas, além de  aumentar o conforto e o bem-estar do paciente. Processo FAPESP: 2017/22836-4

figura solucao dermato.jpg
Solução dermoprotetora constituída de óleos vegetais da Amazônia empregada na cicatrização de úlceras
 

A solução oleosa que foi desenvolvida é constituída de Ácidos Graxos Essenciais (AGEs), que possuem efeito hidratante preventivo, propriedade emoliente que protege a pele auxiliando no processo de cicatrização de feridas. As principais vantagens do uso desta solução oleosa é que possui concentrações elevadas de ácido oleico e linoleico que apresentam atividade antioxidante e que favorecem a reconstituição das membranas celulares, incluindo a cicatrização mais rápida e redução do efeito inflamatório. Além de vitamina A e E, minerais como o Zinco que diminui o risco de infecção e favorece o processo de cicatrização e o Selênio.

Imagem1.png
PROJETO PELÍCULA (Empresa: Noxon)

 

Visando diminuir os níveis da mastite no rebanho foi desenvolvido um projeto cujo o resultado final foi o desenvolvimento de uma película com finalidade de barreira mecânica para ser utilizada após a ordenha (momento pós-dipping). O produto apresenta ainda as características de biodegradável e sem aditivos antimicrobianos, tornando-se um produto ímpar, pois não deixa resíduos no leite e no ambiente.

Âncora 2

Projetos de Pesquisa

EEG no Everest.jpg
Eletroencefalografia em alta altitude - Campo base Everest

 

Foi realizada coleta de dados de EEG em alta altitude (5.360 metros), para monitorar a resposta elétrica cerebral e compará-la com coleta de dados obtidas na altitude de 600 metros, visando obter dados para correlacionar com pacientes internados em estado crítico.

Biomarcadores figura.jpg
Avaliação de biomarcadores na urina de pacientes diabéticos e hipertensos através de Espectroscopia Raman

Os resultados obtidos demonstraram a ER é uma ferramenta promissora para análise quantitativa de biomarcadores, como creatinina, ureia e glicose, com o intuito de correlacioná-los com os critérios clínicos, no sentido de identificar precocemente alterações na função renal de pacientes com diabetes mellitus e hipertensão, e assim instituir as condutas terapêuticas mais adequadas para reduzir as complicações decorrentes destas doenças.

IMG_20170316_111639850_BURST000_COVER_TO
Ozonização de hemocomponentes

Este projeto em parceria com a Universidade Val Paraiso/Chile visa estudar os efeitos da aplicação do gás ozônio no sangue e nos hemocomponentes para a desinfecção das bolsas de sangue e dos hemocomponentes frente a vários microorganismos, e também no desenvolvimento do dispositivo para esta finalidade.

Imagem2.jpg
Desinfecção e esterilização de produtos médicos hospitalares

As pesquisas utilizando ozônio envolvem a associação ou não do ozônio com as técnicas convencionais visando estabelecer dose-resposta efetiva para a eliminação dos diferentes microorganismos, sem no entanto agredir a estrutura a ser desinfectada e ou esterilizada.

fig_thermo.jpg
Termografia aplicada ao diagnóstico de doenças

 

O presente projeto pretende desenvolver um algoritmo especialista baseado em inteligência computacional, que associado a termografia será um método não destrutivo, não invasivo, rápido, econômico e indolor, que incrementará a probabilidade de sucesso das terapias e melhorará a qualidade de vida das pacientes.

Terapia Fotodinâmica- Sínteses de Fotofarmacos e aplicações
 

Neste projeto será utilizada sínteses e Terapia Fotodinamica para a obtenção e de novos Fs que apresentem ganhos nas propriedades fotofísicas pela adição de diferentes grupos funcionais que possibilitem um estudo sistemático in vitro a respeito da estrutura e atividade. Com essa estratégia pretende-se obter informações a respeito de possíveis alterações na citolocalização e mecanismo de morte celular em decorrência das alterações estruturais e a utilização de grupos marcadores e biodirecionadores assim como sinergismo com outros fármacos e biomoléculas. (REDOXOME 2013/07937-8).

bottom of page