© 2018 por CITÉ.

P & D

 

Projetos em Cooperação com a Indústria

PROJETO HIGISIS (Empresa: Medical Systems)
 

O Sistema para Higienização de Pacientes Acamados (HIGISIS) é totalmente inovador no procedimento do banho de leito, higienizando o paciente sem que haja qualquer derramamento de água, reduzindo assim as taxas de infecção hospitalar e a troca de roupas, além de  aumentar o conforto e o bem-estar do paciente. Processo FAPESP: 2017/22836-4

Solução dermoprotetora constituída de óleos vegetais da Amazônia empregada na cicatrização de úlceras
 

A solução oleosa que foi desenvolvida é constituída de Ácidos Graxos Essenciais (AGEs), que possuem efeito hidratante preventivo, propriedade emoliente que protege a pele auxiliando no processo de cicatrização de feridas. As principais vantagens do uso desta solução oleosa é que possui concentrações elevadas de ácido oleico e linoleico que apresentam atividade antioxidante e que favorecem a reconstituição das membranas celulares, incluindo a cicatrização mais rápida e redução do efeito inflamatório. Além de vitamina A e E, minerais como o Zinco que diminui o risco de infecção e favorece o processo de cicatrização e o Selênio.

PROJETO PELÍCULA (Empresa: Noxon)

 

Visando diminuir os níveis da mastite no rebanho foi desenvolvido um projeto cujo o resultado final foi o desenvolvimento de uma película com finalidade de barreira mecânica para ser utilizada após a ordenha (momento pós-dipping). O produto apresenta ainda as características de biodegradável e sem aditivos antimicrobianos, tornando-se um produto ímpar, pois não deixa resíduos no leite e no ambiente.

 

Projetos de Pesquisa

Eletroencefalografia em alta altitude - Campo base Everest

 

Foi realizada coleta de dados de EEG em alta altitude (5.360 metros), para monitorar a resposta elétrica cerebral e compará-la com coleta de dados obtidas na altitude de 600 metros, visando obter dados para correlacionar com pacientes internados em estado crítico.

Avaliação de biomarcadores na urina de pacientes diabéticos e hipertensos através de Espectroscopia Raman

Os resultados obtidos demonstraram a ER é uma ferramenta promissora para análise quantitativa de biomarcadores, como creatinina, ureia e glicose, com o intuito de correlacioná-los com os critérios clínicos, no sentido de identificar precocemente alterações na função renal de pacientes com diabetes mellitus e hipertensão, e assim instituir as condutas terapêuticas mais adequadas para reduzir as complicações decorrentes destas doenças.

Ozonização de hemocomponentes

Este projeto em parceria com a Universidade Val Paraiso/Chile visa estudar os efeitos da aplicação do gás ozônio no sangue e nos hemocomponentes para a desinfecção das bolsas de sangue e dos hemocomponentes frente a vários microorganismos, e também no desenvolvimento do dispositivo para esta finalidade.

Desinfecção e esterilização de produtos médicos hospitalares

As pesquisas utilizando ozônio envolvem a associação ou não do ozônio com as técnicas convencionais visando estabelecer dose-resposta efetiva para a eliminação dos diferentes microorganismos, sem no entanto agredir a estrutura a ser desinfectada e ou esterilizada.

Termografia aplicada ao diagnóstico de doenças

 

O presente projeto pretende desenvolver um algoritmo especialista baseado em inteligência computacional, que associado a termografia será um método não destrutivo, não invasivo, rápido, econômico e indolor, que incrementará a probabilidade de sucesso das terapias e melhorará a qualidade de vida das pacientes.

Terapia Fotodinâmica- Sínteses de Fotofarmacos e aplicações
 

Neste projeto será utilizada sínteses e Terapia Fotodinamica para a obtenção e de novos Fs que apresentem ganhos nas propriedades fotofísicas pela adição de diferentes grupos funcionais que possibilitem um estudo sistemático in vitro a respeito da estrutura e atividade. Com essa estratégia pretende-se obter informações a respeito de possíveis alterações na citolocalização e mecanismo de morte celular em decorrência das alterações estruturais e a utilização de grupos marcadores e biodirecionadores assim como sinergismo com outros fármacos e biomoléculas. (REDOXOME 2013/07937-8).